quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DIVAS CULTURAL

O PEQUENO NICOLAU
 
 
 
Aproveitando as madrugadas insones, resolvi estrear a nossa coluna “Divas Cultural”! E a primeira dica de todas é um filme maravilhoso que, embora não seja recente (a produção é de 2009), eu apenas tive a chance de assistir na semana passada.

O nome do filme é “O Pequeno Nicolau” (a ficha completa você vê abaixo) e conta a história de um garotinho francês que vive muito feliz até suspeitar que sua mãe está grávida. A partir da sua suspeita, Nicolau passa a criar, junto com o grupo de amigos da escola, planos mirabolantes para evitar que ele sofra com o nascimento do irmãozinho.

A história em si não tem grandes tramas, mas o filme consegue, mesmo amparado numa narrativa simples, ser extremamente encantador. É absolutamente impossível não se apaixonar por Nicolau e toda a turminha da escola e improvável não relembrar os planos “infalíveis” que fazíamos na escola quando ainda éramos crianças.

O figurino é outro show à parte. As roupinhas das crianças são encantadoras. Cada uma representando o seu estilo, todas aparecem sempre vestidas com terninhos e shorts, o que dá ao filme um clima delicioso de inocência.
 
A direção surpreende pela ótima encenação das crianças, que mostra a segurança e capacidade de adaptação do diretor, isso sem contar da boa fotografia e uma trilha sonora extremamente pertinente.

No mais, o filme segue mesmo a ideia das películas francesas, conhecidas por suas cores e histórias que sempre fogem bastante da realidade, mas nos levam numa fantástica viagem de sonhos e fantasias.
 


Tranquilo, gostoso, fofo, encantador e muito divertido. É assim a história do Pequeno Nicolau. Vale a pena assistir.

Título original: (Le Petit Nicolas)
Lançamento: 2009 (França)
Direção:Laurent Tirard
Atores:Maxime Godart, Valérie Lamercier, Kad Merad, Michel Duchaussoy.
Duração: 91 min
Gênero: Comédia


ps. as fotos foram retiradas do site www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário